28 de maio de 2013 por Thales Rodrigues » Entrevista

Tire suas dúvidas sobre o recadastramento biométrico obrigatório

Alexandre ramos Plácido, servidor da Justiça Eleitoral e coordenador do recadastramento, tira as dúvidas dos leitores e explica como os eleitores devem proceder

foto: Alexandre Ramos Plácido

O QUE É O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO ELEITORAL?

O recadastramento é um processo obrigatório de revisão eleitoral, que inclui a coleta de dados digitais do eleitor, e também transferência, inscrição de novos títulos, regularização eleitoral e emissão de segunda via.

AONDE ESTÁ SENDO FEITO O RECADASTRAMENTO EM ANÁPOLIS, E QUAL É O HORÁRIO DE ATENDIMENTO?

Existe uma enorme Central de Recadastramento instalada no Anashopping, na Avenida Universitária, para atender os eleitores de Anápolis, Campo Limpo e Ouro Verde. O atendimento ocorre de segunda à sexta, das 12:00 às 18:00 horas. É importante avisar que o eleitor que precisar sair no meio do expediente de trabalho poderá solicitar uma Declaração de Comparecimento, e as empresas são obrigadas a liberar o eleitor que apresentar esta declaração da Justiça Eleitoral, não podendo sofrer nenhum prejuízo ou desconto salarial no cumprimento desta obrigação civil.

O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO TEM PRAZO PARA ENCERRAR?

O recadastramento biométrico se iniciou no dia 1º de abril, e ocorrerá nos próximos meses. No entanto, estamos convidando os eleitores a comparecer neste mês de maio na Central de Recadastramento no Anashopping, para evitar filas e transtornos no final do período. No momento, a Central está vazia, e o atendimento está bastante rápido, sem nenhum congestionamento. O atendimento dura de quinze a vinte minutos, em média.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA O ELEITOR QUE NÃO FIZER O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO?

É importante lembrar que o eleitor faltoso terá o seu título eleitoral cancelado, e poderá sofrer consequências e restrições em órgãos públicos e privados.

O título de todos os eleitores precisa ser renovado, pois se tornará inválido ao término do prazo. E a quitação com a Justiça Eleitoral é exigida em inúmeros procedimentos. Segundo a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado ficará excluído da participação no pleito, e poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, conseguir certos tipos de empréstimos e abrir contas bancárias, obter nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial, certidão de quitação eleitoral, benefícios do Governo, entre outros.

QUAL A ESTRUTURA DA CENTRAL DE RECADASTRAMENTO NO ANASHOPPING?

Esta Central possui uma enorme estrutura de atendimento, com quase quarenta guichês. O procedimento é bem simples e rápido, e o eleitor sai de lá com um título novo. Os eleitores que comparecerem à Central no Anashopping contarão com a segurança e o conforto oferecido no Shopping, e receberão atendimento por uma equipe treinada e preparada para atendê-los da melhor maneira possível. Basta não esquecer de levar os documentos necessários para o recadastramento.

E QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OS ELEITORES DE ANÁPOLIS FAZEREM O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO?

Basta apresentar um comprovante de endereço atualizado, a identidade, o CPF e o título de eleitor.

ENTÃO RELEMBRANDO, O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO É OBRIGATÓRIO, E O ELEITOR QUE NÃO FIZER TEM O TÍTULO CANCELADO. O ATENDIMENTO OCORRE NA CENTRAL DE RECADASTRAMENTO NO ANASHOPPING, DE SEGUNDA À SEXTA, DAS 12:00 ÀS 18:00 HORAS. E O MELHOR PERÍODO PARA SE FAZER O RECADASTRAMENTO, QUE TEM PRAZO PARA ENCERRAR, É NO MÊS DE MAIO, CORRETO?

Isso mesmo! Em nome da Justiça Eleitoral, agradeço a todos os eleitores pela consciência, pela atenção e por mais esta imensa colaboração no fortalecimento da democracia do País! Aguardamos vocês na Central de Recadastramento!

Compartilhe


comentários